A Lei 13.415 de 2017, que estabelece a Base Nacional Comum Curricular, é o resultado de um longo processo histórico e representa uma profunda transformação na estrutura do Ensino Médio em todo o território nacional. Na prática todo o cotidiano das escolas públicas e privadas no país passará por uma enorme transformação.
Com essas mudanças surgem desafios para todos os atores envolvidos com o Ensino Médio. Desafios de reorganização dos espaços e dos tempos na escola e, também, grandes possibilidades de renovação e de tornar o Ensino Médio um tempo-espaço mais desejante para os jovens do século XXI.
Olhando para esses desafios, construímos um curso de curta duração para mergulhar nas questões relacionadas ao Novo Ensino Médio com especial atenção para os temas da Flexibilização Curricular, Itinerários Formativos e os Projetos de Vida.
Realizar um processo formativo introdutório para educadores (professores, coordenadores, orientadores e diretores), acerca do Novo Ensino Médio e Itinerários Formativos segundo a lei 13.415 de 2017.
O projeto contempla as competências básicas descritas na documentação oficial[1] do MEC e em editais posteriores à sua publicação. Teve como fundamento para a sua construção, além dos documentos oficiais e bibliografia consagrada sobre o assunto, uma pesquisa acerca das boas práticas que vem sendo utilizadas para a implementação da BNCC em instituições públicas e privadas pelo país.
- Breve evolução da legislação sobre o EM
- Princípios Norteadores do Novo EM e BNCC
- Principais Mudanças: a nova arquitetura curricular
- A Diversificação Curricular
- O que são os Itinerários Formativos?
- O que são Projetos de Vida?
- Protagonismo Juvenil e sua centralidade na BNCC
- Formação Humana Integral e Itinerários Formativos
- Definições: O que são Itinerários Formativos?
- Referenciais para a elaboração de Itinerários
- Notas sobre a experiência e o saber da experiência
- A Pedagogia de Projetos e os Pensadores
- Por que Itinerários Formativos?
- Sobre a 4a Revolução Industrial
- Como construir itinerários formativos?
- Gestão Democrática de Projetos
- Os Eixos Estruturantes e as Habilidades dos Itinerários
- Aprendizagem Baseada em Projetos
- Os principais desafios do Século XXI
- Construção e Construtividade
- A Cultura STEAM e as Humanidades
- Projeto de Vida e Protagonismo
- Projeto de Vida na BNCC e em resoluções posteriores
- As Competências Socioemocionais no Projeto de Vida
- O Papel Central do Desejo e da leitura das Representações
- Uma Pedagogia da Escuta
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
CASTANHA, Carlos. Filosofia e Cuidado de Si: Uma Jornada de Herói. Ed. Filosófika, São Paulo, 2013.
BENDER, Willam. Aprendizagem baseada em Projetos - educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
DALBOSCO, Cláudio; MUHL, Eldon H; FLICKINGER, Hans-Georg. Formação Humana (Bildung): Despedida ou Renascimento? Ed. Cortez, São Paulo, 2019.
DUNKER, Christian; THEBAS, Cláudio. O palhaço e o psicanalista. Ed. Planeta, São Paulo, 2019.
FORBES, Jorge. Você quer o que deseja? Ed. Manole, São Paulo, 2004.
FOUCAULT, Michel: A hermenêutica do sujeito. Tradução de Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchall. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1998.
HAN, Byung-Chul. Agonia do Eros. Ed. Vozes, Rio de Janeiro, 2019.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Ed. Vozes, Rio de Janeiro, 2019.
HARARI, Yuval. 21 lições para o século 21. Cia das Letras, São Paulo, 2019.
JAEGER, Werner. Paideia: A Formação do Homem Grego. Martins Fontes, São Paulo, 2001.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 1º Ed. São Paulo: Companhia das letras, 2019.
MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 4ª ed. São Paulo; Cortez; 2007.
UNGER, R. Mangabeira. A Economia do Conhecimento. São Paulo; Autonomia Literária; 2018.
[1] Referências dos documentos oficiais do MEC sobre o Novo Ensino Médio disponíveis em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/#!/marco-legal