Projetos de Vida
Projetos e Vida e sua centralidade na Formação Humana Integral
Os projetos de vida podem ser entendidos como narrativas de si mesmo capazes de ressignificar o passado, dotar de sentido o presente e projetar futuros possíveis e desejáveis pelo sujeito que produz esse "texto sobre si mesmo".
Sempre estiveram presentes nas mais variadas formas de educação integral, mas eram reservadas a uma elite que detinha as suas formas e tecnologia. Com a Lei 13.415 de 2017, os projetos de vida ganham centralidade na organização curricular, tornando-se uma espécie de culminância do processo educativo no Ensino Médio.
Esse tema é vasto e exige dos educadores um preparo especial, por isso ele tem um lugar importante reservado em nossos Grupos de Estudo. Relaciona-se com: Formação Humana Integral, Competências Gerais; Competências Socioemocionais; Autoconhecimento; Territorialidade; Projeções de futuros profissionais e tantos outros temas correlatos.
Livro - Filosofia e Cuidado de Si: Uma Jornada de Herói
Projeto de Vida como elemento integrador do currículo
Live realizada no dia 14/10/2020 pelo consórcio de Desenvolvimento Integral no Pará. SEDUC PA | BID | CENPEC