Educação Socioemocional e sua relação com as virtudes cardinais
Do que se trata?
Esse é um curso de curta duração que tem o objetivo de relacionar as competências socioemocionais, tal como concebidas pela BNCC, com o vasto tema das virtudes na antiguidade e sua recepção posterior.
Para isso trataremos das competências socioemocionais em uma busca pelas suas definições e em como elas tem sido tratadas em algumas experiências práticas. Passamos depois a apresentar as chamadas virtudes cardinais da antiguidade por meio da célebre fundamentação dos médicos hipocráticos, conhecida como a teoria dos temperamentos.
Ementa:
A escola de pesquisadores que se formou na ilha de Cós, na Grécia Antiga, é considerada pela crítica moderna a criadora dessa arte que hoje chamamos de medicina. Seu criador foi Hipócrates, e os seus discípulos escreveram uma vasta biblioteca sobre os mais diversos assuntos relacionados à terapêutica e fisiologia humana. Dentre o universo de assuntos abordados, os médicos de Cós, realizaram pesquisas e descobertas acerca das emoções humanas. Essas descobertas se materializaram naquela que é considerada a primeira teoria das emoções humanas ou os quatro temperamentos.
A teoria dos quatro temperamentos influenciou profundamente as concepções sobre os estados emocionais humanos por gerações. Essa teoria é um dos fundamentos da Educação dos Jesuítas desde a sua fundação e também da Pedagogia Waldorf de Rudolf Steiner. Constituem também a base para a compreensão dos perfis de personalidade utilizados por Carl Gustav Jung e mais recentemente pelo Dr. William Moulton Marston que desenvolveu a metodologia DISC, amplamente utilizada nos dias atuais por empresas e instituições para adequar os perfis de cargos às pessoas. Nesse curso mergulharemos nas fontes dessa teoria das personalidades e em ferramentas úteis para o dia-a-dia de quem trabalha com pessoas, ou de educadores que desejam melhorar suas intervenções socioemocionais com os alunos.
Público Alvo: Educadores de todos os seguimentos e equipe técnica
Programa
1a Parte: As Socioemocionais e suas Origens
- As competências socioemocionais e sua presença na BNCC
- Eros em Agonia, sobre o atual sofrimento dos jovens
- Afinal, o que são emoções?
- A importância dos afetos nas relações educativas
2a Parte: As virtudes e os temperamentos
- A Formação Humana Integral e suas relações as virtudes
- Os Temperamentos, as virtudes cardinais e como se articulam
- A recepção jesuítica, antroposófica e Junguiana dos temperamentos
3a Parte: Socioemocionais e Virtudes na constituição do Sujeito
- A experiência das virtudes e temperamentos com o cuidado de si
- O processo de individuação e a constituição do sujeito
- Os exercícios espirituais em benefício do desenvolvimento humano
Referências:
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