Acrônimo para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Essa abordagem vem ganhando muito espaço em escolas que desejam realizar uma educação mais integral com os seus alunos. Corpo, mente e afetos. O STEAM pode mobilizar aprendizagens mais significativas e ativar habilidades que aprofundam os conhecimentos vistos em sala de aula.
Saberes Tradicionais e Dilemas Contemporâneos
Diferente da “cultura Maker” o STEAM busca a construção de um pensamento crítico com os alunos por meio da resolução de problemas reais e contextualizados. Não se trata de atividades meramente lúdicas e isoladas, mas sim o “mão na massa” que promove um diálogo entre os saberes tradicionais e os dilemas contemporâneos.
Quando se fala em STEAM ou Cultura Maker, em geral, pensa-se nos famigerados “kits” de robótica (Lego) ou em equipamentos caros como as impressoras 3D, que ao final das contas são subutilizadas e produzem resíduos plásticos cujo destino será o lixo. Nossa proposta busca trabalhar com um gradiente crescente de complexidade e diversidade de materiais para instrumentalizar os alunos a, de fato, transformar matéria, informações e energia para criar inovação tecnológica.